Portugal ganha pela primeira vez um Grande Prémio Europa Nostra com o Projeto SOS Azulejo!

premio_greciaSOS Azulejo ganha Grande Prémio da categoria 4 em Atenas, na gala realizada no imponente anfiteatro Odeon Herodes Aticus na noite de 16 de Junho. A mentora e coordenadora do projeto Leonor Sá recebeu o prémio das mãos de Plácido Domingo e da Comissária Europeia para a Educação e Cultura.

“É a primeira vez que Portugal obtem um Grande Prémio Europa Nostra. É o reconhecimento da importância do projeto S. O. S. Azulejo pela sua função preventiva e educativa na salvaguarda do patrimonio cultural. A Dra. Leonor Sá e a sua equipa estão de parabéns! O Centro Nacional de Cultura que representa em Portugal a Europa Nostra sauda especialmente este justo grande prémio.”
                                                                                                 
Guilherme d’Oliveira Martins
http://www.europanostra.org/awards/122/
https://www.facebook.com/projectososazulejo

Com efeito, o Projeto SOS Azulejo tinha ganho a 27.03.13 um Prémio Europa Nostra 2013 na categoria 4, juntamente com 3 outras entidades nacionais e 26 instituições internacionais europeias, divididas por mais 3 categorias (http://www.sosazulejo.com/?p=505). A grande e boa surpresa surgiu  na cerimónia de atribuição dos prémios supra referidos, na noite de 16.06.13, quando foram anunciados os ‘Grandes Prémios Europa Nostra’ das 4 categorias e o ‘SOS Azulejo’  foi anunciado como o grande vencedor da categoria 4, relativa a ‘Educação e Sensibilização.’

Os ‘Grandes Prémios Europa Nostra’ têm um valor monetário de 10.000€ e, como referido, nunca tinham sido atribuídos a Portugal até ao momento.

http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=3269624