O Projeto SOS Azulejo e a 1ª Maratona de Fotografia Digital de Alfama

noticias_maratona_alfamaNo dia 23 de Junho de 2007, o Projeto SOS Azulejo associou-se à 1a Maratona de Fotografia Digital de Alfama, organizada pela Associação do Património e da População de Alfama.

De facto, sendo o património azulejar do Bairro de Alfama tão rico e representativo desta marca histórica, artística e arquitetónica portuguesa, foi com muita convicção que o projeto SOS Azulejo se associou e apoiou esta iniciativa, chamando a atenção para a importância da salvaguarda deste tipo de património ao longo do percurso de toda a Maratona Fotográfica.

A Maratona pretendeu levar os amantes da fotografia digital a observar e sentir, durante 12 horas, as ruas e os diferentes ambientes das Freguesias de Santiago, Sé, Santo Estevão, São Miguel e São Vicente de Fora. Os participantes foram desafiados a percorrer alguns locais surpreendentes e insólitos de Alfama, nos quais lhes foram sugeridos outros pontos de interesse e, ao mesmo tempo, lançadas reflexões que pretendiam provocar diversos e diferentes percursos fotográficos.

Ao longo do percurso o participante foi também surpreendido com intervenções culturais de curto formato – animação de rua, sessões de contos, instalações, mostras de artesanato, etc. – e no final da noite foi convidado a conviver e a cear com os outros participantes, a organização e a própria população de Alfama, numa musicada coletividade do bairro.