COLABORAÇÃO REFER – SOS AZULEJO: PRIMEIROS FRUTOS VISÍVEIS

IMAGEM PLACA REFER-SOS-Azulejo_600x450Dada a enorme relevância do património azulejar e do risco a que algum do seu património está sujeito, a REFER e o SOS Azulejo iniciaram em boa hora uma frutuosa colaboração em diversas frentes.

 Um dos principais resultados desta colaboração consistiu no início do inventário, por parte da REFER, dos azulejos de todas as suas estações e apeadeiros detentoras de património azulejar. Este inventário, que inclui registos fotográficos dos azulejos em causa, constitui uma pedra basilar da segurança dos mesmos: com efeito, se forem furtados, as suas imagens fotográficas serão prontamente difundidas na Internet pelo SOS Azulejo e impossibilitarão uma circulação não detetada nos circuitos comerciais, já que se trata de azulejos únicos e portanto facilmente identificáveis, permitindo a persecução criminal de gatunos e, também, dos recetadores.

 Neste âmbito, foram elaboradas PLACAS INFORMATIVAS que dão conta desse processo, dissuadindo o furto de azulejos e a sua recetação. Acresce, também, um importante aviso contra atos de vandalismo. Estas placas serão aplicadas em todas as estações e apeadeiros da REFER com património azulejar.

A título simbólico, no próximo dia 16 de dezembro, pelas 15:00, realizar-se-á uma cerimónia pública de descerramento da placa (ver ilustração conjunta) da Estação de Campolide, em Lisboa, que contará com a presença de representantes da REFER e do SOS AZULEJO, e ainda do artista plástico Andreas Stöcklein e da viúva de Eduardo Nery, ambos com obras artísticas azulejares patentes naquela estação.

 Convidamo-lo a participar também, será muito bem-vindo!