DIA NACIONAL DO AZULEJO E ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2020′ NO DIA 6 DE MAIO – APESAR DE TUDO!

Trabalho elaborado no âmbito da ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2020’ pela ESCOLA BÁSICA DE GALA, Figueira da Foz, participante também em edições anteriores desta ação.

Lembremos em primeiro lugar que o DIA NACIONAL DO AZULEJO foi instituído em 2017, acedendo a uma proposta apresentada nesse sentido ao Parlamento, por parte do ‘Projeto SOS Azulejo’, em 2016.

Desde 2017, portanto, que o ‘SOS Azulejo’ vem celebrando este dia da melhor maneira, com as escolas, através da ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO’, procurando inocular o gosto pelos azulejos nas gerações mais jovens, para que os cidadãos do futuro protejam e renovem esta tradição azulejar única no mundo.

Este ano obtivemos a inscrição de 140 escolas e quase 14500 participantes, não só de norte a sul do país, mas também da Suíça, e em todos os graus de ensino, desde o pré-escolar até à Universidade da Terceira Idade, passando pelo ensino especial.

Todas estas escolas fizeram grandes e detalhados planos para fantásticas atividades que foram desenvolvendo ao longo do ano letivo, cujos resultados seriam mostrados publicamente em ambiente festivo a 6 de maio, se não fosse… a pandemia!

Nas presentes circunstâncias, os trabalhos tiveram de ser interrompidos e não puderam ser expostos em exposições, descerramentos de painéis e outras manifestações públicas. Rapidamente o projeto e as escolas se adaptaram à nova realidade, sendo as instituições de ensino convidadas a apresentar no DIA NACIONAL DO AZULEJO fotos e/ou vídeos do trabalho que mesmo assim tinham conseguido fazer, apesar de muitas vezes incompleto ou alternativo.

São essas imagens devidamente contextualizadas que aqui apresentaremos de seguida, realçando a resiliência dos seus obreiros – e a paixão que demonstram pela azulejaria portuguesa.

Arouca

Aveiro

Barreiro

Beja

Braga

Cascais

Celorico de Basto

Coimbra

Figueira da Foz

Fundão

Golegã

Gondomar

Lisboa

Loures

Mafra

Montijo

Olhão

Oliveira do Hospital

Ourém

Ovar

Paredes

Pombal

Ponte de Sor

Santana

Santarém

Seixal

Sintra

Tavira

Torres Vedras

Trofa

Viana do Castelo

Vila Franca de Xira

Viseu

Suíça

#dianacionaldoazulejo #sosazulejo #acaoescolasosazulejo