Festeja-se no próximo dia 6 de maio mais um DIA NACIONAL DO AZULEJO, efeméride criada pelo Parlamento em 2017 por proposta de 2016 do ‘Projeto SOS Azulejo’*.
Neste dia serão divulgadas as mais recentes etapas do ‘SOS Azulejo’ em prol da causa azulejar, com incidência em contributos para o esforço de inventariação azulejar municipal, a nível nacional.
Os festejos incluem também a entrega dos ‘Prémios SOS Azulejo 2022-23’ e vão decorrer a partir das 15h no Palácio Fronteira, ex-líbris do Azulejo português, anfitrião desta cerimónia desde 2011.
*O Projeto SOS Azulejo, de iniciativa e coordenação do Museu de Polícia Judiciária (MPJ)/Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais (IPJCC), conta com as seguintes Parcerias:
Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Rede de Investigação em Azulejo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (RIA-FLUL), Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), Universidade de Aveiro (UA), Instituto Politécnico de Tomar (IPT), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP) (após extinção do antigo parceiro Direção Geral do Património Cultural (DGPC), aguarda-se resolução da nova tutela).