Plano de Preservação e Salvaguarda do Azulejo de Aveiro – Banco do Azulejo
Desde o início da produção local no século XVII, as fábricas de azulejo, contribuíram para o enriquecimento sócio-económico da região bem como para a nobreza das suas fachadas.
Perante a riqueza de padrões produzidos, a sua presença na cidade distingue-a das restantes tornando-a caleidoscópica.
A Câmara Municipal de Aveiro com a consciência que é o contexto in situ que dá significado a este material, considerou fundamental a criação de um Plano de Preservação do Azulejo de Aveiro e a constituição de um Banco do Azulejo.
Um dos seus objectivos foi a criação de um instrumento de trabalho (Carta de Risco) que permita a gestão integrada do património azulejar em conjugação com outros instrumentos de gestão territorial.
Para este efeito foram já inventariados e georeferênciados os imóveis com fachadas azulejadas da Freguesia da Vera-Cruz, área geográfica coincidente (sectorial) com o designado no PDM por Centro Histórico e com a Área Crítica (sectorial) aprovada pela autarquia a 3 de Junho de 1985.
Os processos de obras que dão entrada no Departamento de Gestão Urbanística de Obras Particulares com materiais azulejares e inseridos nas zonas de maior sensibilidade atrás referidas são rigorosamente analisados, estando previsto um incentivo ao nível de isenção nos Regulamentos de Taxas e Licenças Urbanísticas e Não Urbanísticas para intervenções de reabilitação destes edifícios (documento em fase de revisão).
No âmbito de actuação e por forma a existir um contacto mais estreito com os proprietários, constituiu-se o Banco do Azulejo, para que todos os aveirenses que possuam fachadas azulejadas com problemas conservativos, a ele possam recorrer sendo prestado aconselhamento técnico nas formas de salvaguarda das suas fachadas e a doação (em casos de pequenas falhas) de azulejos com a mesma tipologia, presentes em Reserva Municipal (Museu da Cidade de Aveiro).
O Banco do Azulejo de Aveiro funciona no Museu da Cidade de Aveiro (museucidade@cm-aveiro.pt) , Rua João Mendonça nº 9/11, 3800 – 200 Aveiro, com os seguintes contactos:
Tel: 234 406 485
Fax: 234 406 307