Participaram nesta ação as seguintes escolas do concelho: Universidade sénior de Esmoriz, EBS de São Vicente de Pereira, EB1 da Vinha, EB1 de Paçô, EB1 Combatentes, EB1 do Gavinho, EB1 Carregal e EB1 Habitovar. Num total de 389 alunos do 1º ciclo de ensino.
Esta atividade resultou numa exposição que irá estar patente no centro da Cidade (Praça da Republica), de 4 a 31 de maio.
A exposição resulta de um desafio lançado às escolas do concelho em decorar um prato cerâmico, de uma forma livre, espontânea e criativa, tendo o azulejo tradicional como elemento inspirador, seguindo os objetivos da iniciativa, em chamar à atenção e sensibilizar a população, para a importância e carater único deste património, lançamos um olhar atento ao nosso património azulejar, interpretar decorações e reinterpretar dinâmicas de decoração.
Nota para a presença de todo o executivo da Camara Municipal de Ovar, no momento da abertura da exposição e boas vindas às nossas crianças.
Este projeto teve sempre o acompanhamento do nosso Vereador da Cultura, Alexandre Rosas e Vereadora do pelouro da educação, Ana Cunha.