V SEMINÁRIO ANUAL ‘SOS AZULEJO’*
6 de Dezembro 2012
TEMA: AZULEJOS NA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA:TENSÃO, VAZIO, OU PROMESSA DE FUTURO?
APRESENTAÇÃO:
Olhar a arquitetura portuguesa contemporânea e compará-la com períodos anteriores, tendo como pano de fundo o património azulejar português – pode fazer-nos parar e refletir.
Compará-la, nos mesmos termos, com recentes obras arquitetónicas em Portugal de grandes arquitetos estrangeiros, que amiúde tendem a usar azulejos – aparentemente reconhecendo-lhes um caráter identitário português – poderá fazer-nos pensar mais ainda.
Nesta ponderação, que ganhará muito em ser diversificada, coletiva e interdisciplinar, há múltiplos fatores em jogo, criadores de fortes dinâmicas de atração e rejeição (conscientes e inconscientes) do papel dos azulejos (ou seus sucedâneos contemporâneos) na arquitetura portuguesa do presente e do futuro.
Nesta sequência, convidámos para uma reflexão conjunta eminentes arquitetos, artistas, historiadores de arte, engenheiros, académicos e especialistas, e esperamos que se sintam encorajados a participar num grande debate todos os interessados oriundos das mais variadas esferas profissionais e socioculturais.
Afinal, tudo pode ser possível – incluindo uma eventual mudança positiva na abordagem dos azulejos no panorama arquitetónico e artístico português – e até, quem sabe, eventuais consequências benéficas na indústria cerâmica e na economia portuguesa.
Resta-nos agradecer penhoradamente à Câmara de Vila Franca de Xira todo o interesse, hospitalidade e colaboração demonstrados no generoso acolhimento e organização deste ‘V Seminário do Projeto SOS Azulejo’ 2012, num cenário que não podia ser mais adequado a celebrar o património azulejar português.
Leonor Sá
Coordenadora do ‘Projeto SOS Azulejo’.
museu.pj@pj.pt
PROGRAMA:
AZULEJOS NA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA: TENSÃO, VAZIO, OU PROMESSA DE FUTURO?
11h – Visita guiada ao Palácio da Quinta Municipal de Nª Srª da Piedade por José Meco e Celso Mangucci: caracterização do património azulejar e da obra de recuperação na década de 90.
12.30h – Almoço livre.
—————————————————————
14h – Abertura do Seminário:
Sra. Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Mª da Luz Rosinha
Diretora da Escola de Polícia Judiciária, Carla Falua
Alocuções de:
Sra. Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Mª da Luz Rosinha
Coordenadora do Projeto ‘SOS Azulejo’, Leonor Sá
1ª Parte: Lançamento dos principais vetores temáticos – Moderador: David Santos, Coordenador do Museu do Neo-Realismo
14.20h – Azulejos e arquitetura, arte e design contemporâneos:
“Cerâmica e arquitetura: do pós guerra aos dias de hoje”.
Ana Almeida – Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel Santos Simões, Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
14. 30h – Azulejos e intervenções contemporâneas em contextos históricos
Luis Mariz – Universidade de Aveiro
14.40h – Azulejos e tecnologia cerâmica contemporânea
Luc Hennetier – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro
14.50h – Coffee break
2ª Parte: Mesa Redonda – Moderadora: Leonor Sá – SOS Azulejo/Museu de Polícia Judiciária
15.15h – Intervenções de:
Álvaro Siza (a confirmar)
Eduardo Nery
Manuel Aires Mateus
Fernanda Fragateiro
Tiago Monte Pegado
João Coroado
16.15h – Debate
17.30h – Conclusões e encerramento.
LOCAL: Quinta da Piedade, Póvoa de Sta Iria. R. Padre Manuel Duarte, 2625 Póvoa de Santa Iria. Coordenadas GPS: 38º 51’ 42,35´´ N 9º 4’ 14,65’’
*INSCRIÇÕES: Abrirão em breve.
Se quer estar sempre a par das notícias SOS Azulejo, assim como de qualquer novidade ou evento ligado ao tema dos azulejos, faça-se ‘amigo’ do ‘Projeto SOS Azulejo’ no facebook.