CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS SOS AZULEJO 2013 e ASSINATURA DE PROTOCOLO COM A UNIVERSIDADE DE AVEIRO no PALÁCIO FRONTEIRA, a 12 de MAIO 2014

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cerimónia de entrega dos ‘Prémios SOS Azulejo 2013’ realizou-se no dia 12 de maio de 2014, com grande sucesso e a presença de todos os Parceiros do Projeto. À semelhança dos anos anteriores, o evento foi muito concorrido e decorreu no magnífico  Palácio Fronteira, em Lisboa, num cenário que não podia ser mais apropriado.

A celebração iniciou-se com as elocuções de abertura da Diretora da EPJ, em representação do Diretor Nacional da PJ, da leitura de um texto do Professor Vítor Serrão, do Parceiro RTEACJMSS, e de um breve balanço 2013-14 por parte de Dr.ª Leonor Sá, coordenadora do Projeto ‘SOS Azulejo’, em que ficaram bem patentes os objetivos que têm vindo a ser alcançados e o reconhecimento internacional que o Projeto tem logrado obter.
De seguida, procedeu-se às boas-vindas e à assinatura de adenda de protocolo com um novo Parceiro – a Universidade de Aveiro. Em representação do Reitor desta Universidade, tomou a palavra a sua representante, Professora Dr.ª Ana Velosa.

Após a assinatura de adenda de protocolo, deu-se finalmente início à entrega de Prémios aos trabalhos de maior mérito e excelência apresentados a concurso. Foram atribuídos duas Menções Honrosas, 6 Prémios e um ‘Prémio extra concurso – Obra de Vida’, este último ao artista Júlio Pomar, com grande emoção por parte do público.

Na foto acima Júlio Pomar recebe o Prémio ‘Obra de Vida’ das mãos de Querubim Lapa, premiado com o mesmo galardão o ano passado, no mesmo local, por ocasião dos prémios ‘SOS Azulejo 2012’. Ao centro, o anfitrião, Dr. Fernando Mascarenhas, que gentilmente acedeu a assistir ao encontro deste dois Mestres e ‘Monstros Sagrados’ da arte azulejar portuguesa.

Veja o álbum fotográfico aqui ou no facebook.

Lista de Prémios:

Menções honrosas

Raúl Moura Mendes – Menção honrosa ‘Dissertação de Mestrado – História de Arte’ – “A Devoção às Almas do Purgatório na Arte Azulejar de Coimbra. Fé, Piedade e Emoção Estética”

Maria Caetano e Lugar da Cerâmica – Menção honrosa ‘Ação Comunitária’ – “AZULegia” – Levantamento de azulejos deteriorados da Mouraria, sensibilização junto da população da zona, elaboração de réplicas dos azulejos em causa e execução de mural a partir dos mesmos, com a participação de habitantes com problemas sociais da zona

 

Prémios

Isabel Augusta Pires – Prémio ‘Dissertação de Mestrado – História de Arte’ – “Fachadas azulejadas na Margem Sul do Tejo – Barreiro (1850-1925)”

Diana Gonçalves dos Santos – Prémio ‘Doutoramento – História de Arte’ – “Azulejaria de Fabrico Coimbrão (1699-1801). Artífices e Artistas. Cronologia. Iconografia”

Marisa Resende da Costa – Prémio ‘Doutoramento – Tecnologia e Restauro’ – “Estudo de Azulejos do século XIX e desenvolvimento de réplicas”

Joana Cabrita Martins – Prémio ‘Design’ – “Azuluz” Peça de iluminação inspirada na antiga tradição do azulejo português

Câmara Municipal de Aveiro – Prémio ‘Melhor Catálogo’ – “A Arte Déco nos Azulejos em Portugal – Colecção Feliciano David e Graciete Rodrigues”

REFER – Prémio ‘Intervenção de Conservação e Restauro’ – Trabalhos de conservação e restauro realizados na Estação do Pinhão e na Estação de S. Bento

 

Prémio Extraconcurso

Júlio Pomar – Prémio ‘Obra de Vida’