
Com quase 18.000 participantes (13.500 no ano passado) e mais de 160 escolas (pouco mais de uma centena em 2018), a ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2019’ de 6 de maio constituiu uma extraordinária manifestação coletiva de apreço e celebração do azulejo português.
Em todos os graus de ensino – do pré-primário ao universitário, incluindo o ensino especial – e do norte a sul do país, incluindo o Brasil e uma escola de Moçambique, o DIA NACIONAL do AZULEJO de 6 de maio de 2019 foi comemorado com extraordinária alegria e enorme empenho por alunos, professores, pais e funcionários de escolas, e estas manifestações foram em grande parte vistas por um vasto público que, estamos seguros, se deixou inspirar e encantar.
Recordamos que a iniciativa anual ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO’ se realizou pela 1ª vez em 2011, no princípio de maio, e que o DIA NACIONAL DO AZULEJO, proposto pelo nosso Projeto ao Parlamento em fevereiro de 2016, foi finalmente criado em julho de 2017. O sonho inicial de oficial e formalmente os juntar aconteceu em 2018, embora em 2017 já tenha havido um ensaio (pré-publicação em Diário da República).
Através desta iniciativa anual pretende-se ‘inocular’ o gosto pelos azulejos nas gerações vindouras, para que tratem melhor do nosso património azulejar do que as gerações que os antecederam, e não temos dúvida que o gosto e entusiasmo com que as crianças e jovens participaram nesta AÇÂO são já indicadores da concretização desse objetivo.
Veja as imagens da efeméride, à medida que as formos recebendo, no FACEBOOK do ‘SOS Azulejo’ e, brevemente, abaixo, por ordem alfabética dos concelhos (escolas portuguesas) onde ocorreram, seguidas de Moçambique e Brasil.
ENORME OBRIGADA A TODAS AS ESCOLAS ADERENTES PELA SUA FANTÁSTICA PARTICIPAÇÃO !!! ENORME OBRIGADA A PROFESSORES E ALUNOS, PELO EXTRAORDINÁRIO CONTRIBUTO!!!
Ainda no âmbito de DIA NACIONAL DO AZULEJO 2019, aceitámos o convite do METRO DE LISBOA para uma ação conjunta, que consistiu numa visita guiada do grande Historiador de Arte José Meco a 5 estações. Oxalá se possam repetir e multiplicar estas visitas, pois transformam estes ‘não lugares’ (Marc Augé) em assombrosos museus de azulejaria contemporânea! Muito agradecemos ao METRO DE LISBOA este contacto que se transformou numa iniciativa que bem gostaríamos de repetir!
Resta-nos chamar a vossa atenção para todas as inúmeras iniciativas que o DIA NACIONAL DO AZULEJO criou fora do âmbito do nosso projeto, a nível nacional: o DIA NACIONAL DO AZULEJO hoje é de todos e, como previsto, transformou-se – para nossa grande satisfação – num poderoso catalisador da salvaguarda e valorização do património azulejar português.
Abrantes
Alcobaça
Almada
Almeida
Anadia
Arouca
Aveiro
Barcelos
Beja
- Agrupamentos de Escolas n.º 1 e n.º 2 de Beja
- Escola Básica 1 / Jardim de Infância de Trigaches (Agrupamento de Escolas n.º 1 de Beja)
Bombarral
Caminha
Cascais
Celorico de Basto
Condeixa-a-Nova
Covilhã
Elvas
Figueira da Foz
Fundão
Gondomar
Guimarães
Lagoa
Lisboa
- Colégio Militar
- Colégio Valsassina
- Escola Ave Maria
- Escola de Pedro Nunes
- Externato Álvares Cabral
- Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique
Loures
Mafra
- Escola Básica da Venda do Pinheiro (Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro)
- Escola Básica 1 / Jardim de Infância Prof. João Dias Agudo (Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro)
Montijo
Oeiras
Olhão
Ourém
Paços de Ferreira
Paredes
Pombal
Porto
Santa Maria da Feira
Santana
Seia
Setúbal
Sintra
Torres Vedras
Trofa
Valongo
Vila do Conde
Vila Franca de Xira
Vila Nova de Famalicão
Vila Nova de Gaia
- Agrupamento de Escolas Gaia Nascente (Escola Básica Adriano Correia de Oliveira, Escola Básica Anes de Cernache e Escola Básica Gaia Nascente)
- Escola Básica da Bandeira
- Escola Básica 2, 3 Sophia de Mello Breyner
Viseu
PARTICIPAÇÕES ESTRANGEIRAS:
MOÇAMBIQUE