Freguesias de S. Paulo e da Graça, Lisboa, vítimas de alegados furtos

Divulgamos aqui mais alguns casos de alegados furtos de azulejos de fachada raros ou únicos, portanto facilmente identificáveis. Pede-se a quem os localize ou veja à venda, que entre imediatamente em contacto connosco, para: museu.pj@pj.pt ou demais contactos constantes neste site.

I – Fachada da antiga CASA VILANOVA na Freguesia de São Paulo, RUA DA BOAVISTA, 160-162, lisboa.
A fachada de azulejo desta antiga loja é bem conhecida dos especialistas pois constitui um exemplar notável deste tipo na cidade de Lisboa. Por essa razão faz parte da Carta Municipal do Património anexa ao PDM. Infelizmente alguns dos paineis de azulejo têm vindo alegadamente a ser pilhados nos últimos anos.
O imóvel sofreu obras de reabilitação da fachada em 2008 mas infelizmente não se procedeu ao preenchimento de todas as lacunas como se pode verificar pelas fotografias (9 Dez. 2009).

II – Alegado furto de azulejos de fachada em dois imóveis da Freguesia da Graça:
1-RUA DA GRAÇA, 69
Fachada integralmente revestida de azulejos relevados vidrados, de desenho Arte Nova. Fachadas com azulejos relevados são muito raros em Lisboa. Este imóvel está presente na Carta Municipal do Património anexa ao PDM. Propriedade da Câmara Municipal de Lisboa.

2-LARGO DA GRAÇA, 38
Fachada integralmente revestida de azulejos estampilhados em dois tons da mesma cor, uma técnica utilizada num número limitado de padrões, todos produzidos pela Fábrica Viúva Lamego.
Informações fornecidas por: FJ.

noticias_graca noticias_graca2
noticias_graca3 noticias_graca4
noticias_graca5