A causa azulejar conta com um cidadão particularmente atento (a quem agradecemos mais uma vez), que nos enviou mais 3 alertas sobre lacunas azulejares em Lisboa, a saber: na Av. Almirante Reis, na R. Passos Manuel e na R. Rebelo Silva. Na origem (de parte) destas lacunas azulejares estarão, provavelmente, furtos, e a ausência de cuidados de conservação. Seria bom que os proprietários em questão preenchessem rapidamente as lacunas assinaladas, se necessário pedindo auxílio à Câmara, que já anunciou a sua intenção de constituir um ‘Banco de Azulejos’ municipal, como os que existem em Aveiro, Ovar e no Porto (que fornecem azulejos iguais e, nalguns casos, réplicas), antes que ‘desapareçam’ mais azulejos…pois sabemos que estas lacunas facilitam o furto e a queda de mais azulejos.
Transcrevemos de seguida os 3 alertas, com fotos correspondentes. Bem haja, Fernando Jorge!
1- R. Passos Manuel:
‘Venho por este meio alertar para o furto de azulejos de fachada num imóvel na Freguesia de Arroios em Lisboa:
Rua Passos Manuel, 48-A – Fachada integralmente revestida de azulejos, com muitas lacunas graves ao nível do R/C resultantes de furto recente.
O imóvel, com projecto de 1906, apresenta fachada de azulejos estampilhados policrómicos, considerados «muito raros em Lisboa» pelos especialistas – este exemplo é destacado na obra Azulejos de Fachada em Lisboa (edição de 1988 do Pelouro da Cultura, CML, págs. 34 e 35).
Este imóvel faz parte da Carta Municipal do Património anexa ao PDM.
Assim, e face à importância patrimonial destes azulejos, faço um apelo para que se preencham as lacunas com urgência.’
2- Almirante Reis:
‘Venho por este meio alertar para o furto de azulejos de fachada num imóvel na Av. Almirante Reis 45.
Fachada integralmente revestida de azulejos, com muitas lacunas graves ao nível do R/C resultantes de furto muito recente.
O imóvel apresenta fachada de azulejos estampilhados da Fábrica Viúva Lamego.
Este imóvel faz parte da Carta Municipal do Património anexa ao PDM.
Também neste caso é urgente o preenchimento das lacunas – mas pergunto se já existe um serviço que consiga dar resposta eficaz ao preenchimento das lacunas logo após alerta -em caso negativo, de que vale o trabalho dos cidadãos?’
3- R. Rebelo da Silva:
‘Venho por este meio alertar para o furto de azulejos de fachada num imóvel na Rua Rebelo da Silva 45 na Freguesia de Arroios, Lisboa.
Fachada integralmente revestida de azulejos, com muitas lacunas ao nível do R/C resultantes de furtos recentes.
Este imóvel faz parte integrante de um conjunto urbano muito rico em fachadas de azulejo – e por essa razão deve merecer especial atenção na área da prevenção e monotorização. Infelizmente, constato que apesar de algumas acções de preenchimento de lacunas (como é este caso concreto) a pilhagem continua por todo este Bairro das Ilhas/Açores.’
![]() |
![]() |
R. Passos Manuel | R. Passos Manuel |
![]() |
![]() |
Av. Almirante Reis | Av. Almirante Reis |
![]() |
![]() |
R. Rebelo da Silva | R. Rebelo da Silva |