PJ recupera valiosos painéis de azulejos furtados dos séculos XVIII e XIX

noticias_pj_recuperaA Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa, levou a efeito uma operação visando a recuperação de painéis de azulejos históricos e artísticos que haviam sido furtados em imóveis públicos e privados, na cidade de Lisboa, nos anos de 2002 a 2007.
Através de diversas intervenções de carácter preventivo junto de comerciantes do ramo, mormente Feira da Ladra, a PJ logrou recuperar avultada quantidade de azulejos históricos e artísticos furtados, de padrão e figurativos, entre os quais cercaduras do início do séc. XVII, e quatro ricos painéis dos sécs. XVIII e XIX, oriundos nomeadamente do Palácio da Rosa e da Igreja de S. Lourenço, num valor estimado de aproximadamente 50.000 Euros.
Algumas das peças estavam publicitadas para venda na Internet, circunstância que potenciava a sua colocação num mercado mais vasto que o nacional.
As investigações prosseguem no sentido de apurar toda a atividade delituosa relativa às obras apreendidas.
Esta ação realizou-se no âmbito do combate que esta polícia vem encetando na área do furto de bens com valor histórico e cultural, onde se inscreve o património azulejar nacional.