VI SEMINÁRIO SOS AZULEJO: ‘ARGAMASSAS E RÉPLICAS: problemas de convivência com o azulejo’ – 5 Dezembro 2014, Universidade de Aveiro

VI Seminario SOSAz cartaz

Podendo aparentar constituir um tema menor, as argamassas e as réplicas assumem uma relevância básica e estrutural na questão dos revestimentos azulejares e da sua salvaguarda, conservação e restauro. Sendo as mais das vezes relegados para segundo plano, constituem uma base de sustentação fundamental na problemática da azulejaria portuguesa. O facto de não serem suficientemente levados em conta está, e/ou estará, num futuro próximo, à vista, nos maus resultados que infelizmente nos agridem visualmente pelo país fora.

Ao escolher tratar este tema, o SOS Azulejo assume uma vez mais não só a sua abordagem global e o seu posicionamento interdisciplinar e inovador na forma como trata e abraça o tema da azulejaria portuguesa e de tradição portuguesa, mas também a sua capacidade de detetar e focar problemáticas novas, centrais e determinantes.

Neste VI Seminário, o Projeto SOS Azulejo usufrui da colaboração privilegiada com o seu novo Parceiro, a Universidade de Aveiro, que lhe vem proporcionar um alargamento a novas valências e áreas científicas, através de académicos inovadores, altamente qualificados, desejosos de estabelecer pontes com o largo espectro do mundo não académico e de abraçar a causa azulejar portuguesa.

As comunicações e mesas redondas responderão por um lado a problemas muito práticos que se colocam a muitos profissionais e, por outro, apresentarão perspetivas extremamente inovadoras em áreas tão multifacetadas como a intervenção municipal, a conservação e restauro, o estudo dos materiais, a engenharia civil, e a arquitetura tradicional ou contemporânea.

O PROGRAMA é altamente diversificado e pode ser consultado AQUI.

INSCRIÇÃO GRATUITA MAS OBRIGATÓRIA. Preencha a FICHA de INSCRIÇÃO AQUI e envie preferencialmente até 29 de novembro para: celme.tavares@ua.pt

Terá também direito a CERTIFICADO de presença.