GRANDE SUCESSO E ALEGRIA NA CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS ‘PRÉMIOS SOS AZULEJO 2015’ NO PALÁCIO FRONTEIRA, DIA 24 de MAIO 2016

1418

A cerimónia de entrega dos ‘Prémios SOS Azulejo 2015’ decorreu esplendidamente ontem, dia 24 de maio, no Palácio Fronteira, correspondendo à 7ª edição destes prémios. Pode aceder às fotos abaixo.

Abriu a sessão a coordenadora do ‘Projeto SOS Azulejo’, Doutora Leonor Sá. Depois das boas vindas por parte das Diretora da Escola de Polícia Judiciária, Dra. Isabel Polónia, em nome do Diretor Nacional da Polícia Judiciária, tomaram a palavra o presidente do júri dos ´Prémios SOS Azulejo’, Professor Doutor Vítor Serrão, que contextualizou esta iniciativa, e de novo a Doutora Leonor Sá, que apresentou um breve balanço das atividades mais importantes do Projeto em 2015/2016, com especial ênfase para as propostas apresentadas ao Parlamento e para a magnífica ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2016’ocorrida no passado dia 4 de maio.

Após este preâmbulo, deu-se início à entrega das 10 Menções honrosas, pela mão dos representantes dos Parceiros do ‘SOS Azulejo’ e pela seguinte ordem:

10 Menções Honrosas:

– Menções Honrosas “Formação escolar artística”:

  • Ana Patrícia Catrinão Alves, Escola Secundária Artística António Arroio; Trabalho escolar artístico – painel de azulejos intitulado “Homizio”;
  • Inês Carvalho de Almeida, Escola Secundária Artística António Arroio; Trabalho escolar artístico – painel de azulejos intitulado “Quimera”.

 

– Menção Honrosa “Reinvenção do azulejo”:

  • Cortiço & Netos, AIAI Associação para a Interpretação do Azulejo Industrial; Trabalho de divulgação e preservação do azulejo industrial português;

 

– Menção Honrosa “Arte urbana”:

  • Joana Sofia Passos Mesquita de Abreu; Trabalho artístico intitulado “Preencher Vazios”;

 

– Menções Honrosas “Tese de mestrado”:

  • Maria de Lurdes Gandarinho Carlos, dissertação de mestrado pelo Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro intitulada “Aspetos matemáticos e históricos de um percurso pela arte dos azulejos e frescos de Aveiro”;
  • Gisela Lopes Nunes, dissertação de mestrado pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho intitulada “Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património: Interpretação de Fontes Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico”.

 

– Menção Honrosa “História de arte”:

  • Gonçalo Couceiro; Estudo intitulado “Elementos para a História da Fábrica de Faiança e Azulejos Sant’Anna, desde 1741”;

 

– Menção Honrosa ‘Estudo e Divulgação’:

  • João Alpuim Botelho, Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo; Livro intitulado “Azulejos da Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo – Representação das Obras de Misericórdia”, texto – João Alpuim Botelho, fotografia – Rui Carvalho e Carlos Valencia Maya.

 

– Menção Honrosa “Boas práticas”:

  • Município de Ovar, Divisão da Cultura / ACRA /: Espaço lúdico do azulejo (ELA) “Jogos de rua, sonhos de parede, e Recuperação dos painéis de azulejo da estação ferroviária de Ovar, em colaboração com Escola de Artes – Arte e Restauro, Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

 

– Menção Honrosa “Conservação e restauro”:

  • Município de Torres Vedras, Divisão de Cultura Património Cultural e Turismo: Conservação e Restauro da Azulejaria do Claustro do Convento da Graça de Torres Vedras, em colaboração com a empresa ‘Nova Conservação Lda.’

 

Após esta sequência, passou-se à entrega dos ‘Prémios’, também nas suas diversas categorias. Os premiados – ou, em muitos casos, as equipas premiadas – tiveram ocasião de fazer apresentações dos trabalhos galardoados, comunicações que foram sumamente apreciadas pelo público presente. A ordem dos prémios atribuídos foi a seguinte:

PRÉMIOS com apresentações de 10’ dos Premiados:

– Prémio “Estudo e Divulgação” atribuído ex aequo a:

  • Escola Superior de Turismo e Hotelaria / Instituto Politécnico da Guarda / Diocese da Guarda por proposta do Observatório de Turismo da Serra da Estrela; Livro intitulado “PAR – Património Azulejar Religioso na Diocese da Guarda”, coordenação – Anabela Sardo, textos – Joana Pereira, fotografia – Joana Pereira e Vítor Roque;
  • Teresa Saporiti; Inventário da Azulejaria do Distrito de Portalegre e livros intitulados “Azulejaria do Distrito de Portalegre” e “Azulejos do Mosteiro de São Bernardo em Portalegre”, textos – Teresa Saporiti, fotografia – Raúl Ladeira et al.

 

– Prémio “Boas práticas” atribuído ex aequo a:

  • Município de Vila Franca de Xira, Departamento de Educação e Cultura: Intervenção de Conservação e Restauro dos Azulejos do Mercado Municipal de Vila Franca de Xira, obra efetuada em colaboração com: Centro de Estudos de Arte e Arqueologia / Departamento de Arte, Conservação e Restauro, Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Instituto Politécnico de Tomar / Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro / Instituto Oceanográfico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
  • Município de Lisboa, Unidade de Coordenação Territorial / Unidade de Intervenção Territorial Centro Histórico: Reabilitação dos azulejos na envolvente do conjunto edificado sito na Rua Norberto de Araújo, n.º 21-29 e do Miradouro de Santa Luzia, em colaboração com o ‘Atelier Samthiago’.

 

– Prémio “Dissertação de Mestrado”:

  • Nisa Pereira Félix da Rocha, dissertação de mestrado em História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto intitulada “Reflexo(s) do Porto: Processo para a Produção de um Guia do Azulejo na Cidade”;

 

– Prémio “Conservação e restauro” atribuído ex aequo a:

  • Santa Casa da Misericórdia de Braga: Intervenção de Conservação e Restauro do Património Azulejar do Palácio do Raio, em colaboração com a empresa ‘CRERE’.
  • Atelier Samthiago: Projeto de Requalificação da Sala D. Manuel, Museu Nacional do Azulejo.

 

– Prémio “Inovação”:

  • Bonjardim Porto (WEDOEKO), Teresa Oliveira, Isabel Braga e Sónia Martins; Projeto de georreferenciação de azulejos de padrão de fachadas de casas portuguesas intitulado “Mapping Our Tiles”.

 

Finalmente, chegou o momento de atribuição do Prémio extra concurso ‘Obra de Vida’, entregue à pintora Graça Morais pelas mão de D. José de Mascarenhas, Presidente da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. Após algumas palavras da artista que contextualizaram a sua obra em suporte de azulejo, procedeu-se à projeção de um pequeno e belo filme sobre esta mesma obra, da autoria de Tiago Montepegado.

Por fim, Leonor Sá deu a cerimónia por encerrada e convidou todos os presentes para um ‘Porto de Honra’ no terraço do palácio, onde a alegria e a confraternização entre todos os premiados fecharam com chave de ouro esta tarde repleta de êxitos e sucessos. Pode aceder às fotos deste evento AQUI e AQUI.