Ainda e sempre MªKeil: Texto do seu filho Francisco Keil do Amaral enviado ao ‘SOS Azulejo’

Grande alegria nos deu homenagear Maria Keil com o Prémio ‘Obra de Vida SOS Azulejo’ no passado dia 25 de Maio. E grande perplexidade e tristeza nos trouxe a notícia da sua morte menos de 3 semanas depois, a 10 de Junho. Seu filho Francisco Keil do Amaral teve a enorme gentileza de nos agradecer por telefone e de nos enviar o seguinte texto: “Não foi fácil levar a artista Maria Keil à festa de distribuição de prémios do S.O.S. Azulejo.
Não só a sua saúde estava já muito fragilizada, como a, por vezes difícil, modéstia da sua personalidade a impelia a recusar homenagens e aparições públicas.
Mas foi, e ficou sensibilizada. Apesar de pouco já ver, e até ouvir, foi-lhe muito gratificante a atenção que lhe dispensaram e o aplauso tão caloroso do público presente. Foi pena que não pudesse apreciar completamente (em termos de visão e audição) o pequeno mas tão bem feito documentário que também exibiram, que lhe foi relatado por acompanhantes.
De regresso ao lar onde vivia, ainda teve a pequena vaidade de exibir com orgulho o seu prémio aos companheiros e funcionárias.
Menos de um mês depois falecia.
No final da sua longa vida, declarava-se feliz pela vida que vivera, pela família que a continuaria, e pela obra que realizara.
Obra essa na qual se destaca a produção de azulejos, cujo “ressuscitar” para a arquitectura e para a arte contemporânea, e hoje um valor nacional indiscutível, se deve em boa parte, à sua acção, nos meados do século XX.
Obrigado, pois ao ‘S.O.S. Azulejo’ pela sua acção, e pelo meritório trabalho que tem vindo a desenvolver.
O alargado âmbito dos temas premiados demonstra como está vivo o gosto por esta manifestação artística tão portuguesa, o cuidado pelo seu estudo, pela sua preservação, e o estímulo aos novos criadores.
Maria Keil teria, sem dúvida, seguido com muito carinho o futuro deste Projecto.”
MUITO OBRIGADA, Francisco Keil do Amaral!