DIVULGAÇÃO DOS PREMIADOS ‘SOS AZULEJO’ 2017 EM 2018:

Tendo terminado a árdua mas gratificante tarefa de avaliação das candidaturas aos ‘Prémios SOS Azulejo’ deste ano, é com muito prazer e emoção que divulgamos os nomes dos premiados que o júri presidido pelo Professor Doutor Vítor Serrão considerou terem contribuído para a defesa e valorização do património azulejar português com trabalhos de excecional qualidade. Os premiados serão galardoados numa cerimónia que se realizará, à semelhança dos anos anteriores, no Palácio Fronteira – verdadeiro ex líbris do azulejo português, em Lisboa – no dia 24 de maio.

O prémio extra concurso ‘PERSONALIDADE’- será este ano entregue ao Dr. João Castel-Branco Pereira (foto), pela notável obra que consagrou ao estudo e divulgação da azulejaria histórica e artística portuguesa.

Eis a lista completa dos ‘Premiados SOS Azulejo 2017’ em 2018:

– Prémio “História de Arte”:

  • Rosário Salema de Carvalho e Libório Silva; Azulejos – Maravilhas de Portugal / Wonders of Portugal.

 

– Prémio “Tese de Doutoramento na área de ‘Estudo de Materiais’”:

  • Susana Xavier Coentro; “An Iberian Heritage: Hispano-Moresque Architectural Tiles in Portuguese and Spanish Collection”.

 

– Prémio “Intervenção de Conservação e Restauro” Ex aequo:

  • Parques de Sintra – Monte da Lua, S. A.; Restauro de Azulejos do pátio do Leão e pátio de Diana, Palácio Nacional de Sintra.
  • Câmara Municipal de Lisboa – Unidade de Coordenação Territorial, Unidade de Intervenção Territorial Centro Histórico, e CRERE; Intervenção de Conservação e Restauro dos painéis em azulejos do Jardim Júlio de Castilho, Lisboa;

 

MENÇÕES HONROSAS:

Menção Honrosa ‘Conservação e Restauro’

  • Susana de Vilas-Boas Miranda Lainho; Restauro dos Azulejos da Capela de São Geraldo, Sé de Braga;

 

Menção Honrosa ‘Boas Práticas’

  • Câmara Municipal de Lisboa – Unidade de Coordenação Territorial, Unidade de Intervenção Territorial Centro Histórico, e Atelier Samthiago Conservação e Restauro; Reabilitação dos painéis em azulejo de Fred Kradolfer nos miradouros de Lisboa.

 

Menção Honrosa “Turismo Cultural”:

  • Rosário Salema de Carvalho e Libório Silva Azulejos à Mesa / Azulejos in Restaurants.

 

Menção Honrosa “Divulgação”:

  • Câmara Municipal de Vila Franca de Xira; Divulgação do Património Azulejar do Mercado Municipal de Vila Franca de Xira.

 

Menções Honrosas Ex aequo “Contributos para inventário”:

  • Tiago Passão Salgueiro, Ana Campanilho Barradas, Paulo Pinto e Fernando Duarte; Inventário da Azulejaria Caliponense – Projeto de Identificação do Património Azulejar de Vila Viçosa;
  • Alba Plaza e Marisa Ferreira; Os azulejos do Porto.

 

– Prémio extra concurso “Personalidade”:

  • João Castel-Branco Pereira