Ação Escola SOS Azulejo 2019 – Escola Secundária de Emídio Navarro

Descrição das atividades planificadas

Balanço final:

No passado dia 6 de maio a ESEN (Escola Secundária de Emídio Navarro, em Viseu) celebrou do Dia Nacional do Azulejo com um programa diversificado que concentrou as suas atividades na Casa do Arco (solar). Seguem em anexo testemunhos fotográficos do programa que sensibilizou a comunidade escolar para a celebração desse dia.

À semelhança do ano anterior demos continuidade à parceria estabelecida com o Município cuja programação para o Dia Nacional do Azulejo articulou com o nosso projeto, o que muito nos apraz, não apenas pelo reconhecimento do trabalho realizado pela escola, mas especialmente pelo estímulo à iniciativa de restauro e reabilitação do património azulejar da Viseu que a autarquia tem vindo a encetar, nos últimos dois anos, estimulada pelo desafio lançado de se juntarem a nós.

Do programa realizaram-se oficinas, uma visita guiada e exposição; em vinte e três salas de aula, aos primeiros tempos da manhã foi  comunicada uma mensagem de sensibilização para a valorização e proteção do património azulejar, associando-lhe um vídeo sobre a história do azulejo português. Neste contexto, alguns docentes procuram articular esta mensagem com os conteúdos curriculares a explorar no momento. Deixamos imagens de um exemplo com a disciplina de Português, no 12ºano, explorando a obra literária de José Saramago, “O ano da morte de Ricardo Reis”, em que os alunos ilustraram com palavras associadas à obra em estudo, as reproduções de azulejos que desenharam no seu caderno diário.  A meio da manhã foi inaugurada pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu, a obra de restauro e reabilitação da Fonte de São Francisco e respetivo banco revestido a azulejos, (frente à Casa do Arco), tendo a seguir visitado a nossa exposição e oficinas de serigrafia para produção de azulejos de padrão numa base postal, e outra de tipografia com produção e impressão de mensagens. Da parte da tarde, no auditório, realizou-se um momento de entrevistas e recolha de depoimentos intitulado “À conversa com…” dinamizada pelos alunos do 11ºI, tendo como objetivo efetuar um balanço do projeto Viseu Azulejar. Esta sessão contou com a presença do Sr. Vereador da Cultura e Património, da CMV, Dr. Jorge Sobrado, que procedeu ainda à atribuição do 1º prémio do concurso de desenho e pintura ao aluno Pedro Cleto, do 11ºI.

Outra das iniciativas conjuntas com o Município para a celebração deste Dia foi a produção de um conjunto de cinco postais com reprodução de padrões azulejares da Cidade, entre os quais, dois ilustrativos dos painéis do solar (Casa do Arco), integrado na Escola. Esta iniciativa conjunta decorre pelo mês de maio articulada coma Casa Museu Almeida Moreira, e a tarifa de correio nacional é custeada pelo Município.