Festejos do 2º aniversário SOS Azulejo, com adesão de novo parceiro e prémios 2009

No próximo dia 15 de Março, pelas 15.30h, festejar-se-á o 2º aniversário do Projecto SOS Azulejo, com a assinatura de uma adenda ao protocolo, que formaliza a feliz adesão de um novo Parceiro – a Rede Temática de Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel Santos Simões – e a atribuição de Prémios SOS Azulejo 2009 a diversas instituições e personalidades que se distinguiram pelo seu papel e contributo na salvaguarda do património azulejar português em risco.

A cerimónia realizar-se-á no edifício polivalente da Escola de Polícia Judiciária, na Quinta do Bom Sucesso, Barro, Loures, com o seguinte programa:

PROGRAMA DIA 15.03.10
COMEMORAÇÃO DO 2º ANIVERSÁRIO DO PROJECTO SOS AZULEJO
Com ASSINATURA DE ADENDA AO PROTOCOLO e ATRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS

15.30h – Abertura e boas vindas por parte da Directora da EPJ.
Alocução do Director Nacional da PJ, Dr. Almeida Rodrigues.

15.45h – Alocução do Professor Doutor Victor Serrão sobre a adesão da Rede Temática de Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel Santos Simões ao Projecto SOS Azulejo.

16.00h – Breve apresentação de balanço dos 2 anos do Projecto SOS Azulejo por parte da coordenadora do Projecto, Dra. Leonor Sá (Museu de Polícia Judiciária – MPJ).

16.30h – Entrega de Prémios SOS Azulejo (efectuada pelos Parceiros): Entrega de Prémio Excepcional Contributo SOS Azulejo ao Dr José Meco; Prémios Boas Práticas SOS Azulejo às Câmaras Municipais de Aveiro, Ovar e Porto; Entrega de Menções Honrosas à Câmara Municipal de Lisboa e ao Dr. Luiz Damas Mora e Dra. Célia Pilão, respectivamente Presidente e membro da Comissão do Património Cultural do Centro Hospitalar de Lisboa Central.

17.00h – Assinatura da Adenda ao Protocolo ‘SOS Azulejo’ para adesão da RTEACJMSS, por parte das Direcções desta e dos restantes Parceiros: EPJ, ANMP, IGESPAR, IPT, GNR e PSP.

17.15h – Encerramento da sessão.
Chá de convívio.

LOCAL: Polivalente da EPJ
Em simultâneo serão expostos azulejos da colecção do MPJ (furtados e recuperados, de origem desconhecida) e projectadas imagens de azulejos furtados constantes do site www.sosazulejo.com
Se possível (em termos do adiantamento do Processo), será anunciada a última grande apreensão/recuperação de azulejos por parte da PJ.

Convidam-se todos os defensores do património azulejar português a juntar-se a estes festejos, mediante indicação obrigatória e prévia de nome e contacto para: MPJ, telef: 219844232 ou e-mail: museu.pj@pj.pt