‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2016’ a 4 de MAIO – Prazo para participação: 15 DEZEMBRO 2015

CONVITE Às Escolas e Departamentos Municipais de Educação:

Porque o património azulejar português é único no mundo e a sua valorização, junto das gerações mais jovens, se torna cada vez mais importante, é com muito prazer que vimos convidar as Escolas e Departamentos Municipais de Educação a aderir à ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2016’, que se realizará, a nível nacional, e para todos os níveis de ensino – do pré-primário ao universitário – no dia 4 de Maio 2016.

OBJETIVOS DA AÇÃO:

Chamada de atenção e sensibilização dos jovens e, através dos jovens, da população em geral para:

– A importância e caráter únicos do património azulejar português, a que importa dar continuidade;

– O atual problema da sua grave delapidação por furto, incúria e vandalismo;

– A necessidade imperiosa da sua valorização, proteção e fruição por todos os portugueses.

Para participar na ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2016’ os professores e outros responsáveis pedagógicos deverão:

– Ler o presente ‘Convite’ com as respetivas instruções de participação (também incluso AQUI, de modo mais resumido);

– Planear uma atividade escolar pedagógica e lúdica para os seus alunos (ou alunos de outra instituição escolar) com a condição única de se ligar ao tema do património azulejar português (de preferência atendendo aos objetivos supra referidos) e realizada fora da escola, em local de grande visibilidade (condição preferencial mas não obrigatória).

– Enviar-nos, conforme instruções abaixo, uma ‘Declaração de Interesse em Participar na AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2016’ de preferência até 27 de Novembro e no máximo até 15 de Dezembro 2015.

Após a AÇÃO de 4 de Maio, poderão enviar-nos fotos e demais informação (com a respetiva autorização de divulgação), que serão amplamente difundidas a nível nacional e, nalguns casos, a nível mais alargado. De facto, o tema da azulejaria portuguesa e do ‘SOS Azulejo’ têm suscitado o maior interesse a nível internacional, tendo o ‘Projeto SOS Azulejo’ sido galardoado com o GRANDE PRÉMIO DA UNIÃO EUROPEIA PARA O PATRIMÓNIO CULTURAL / EUROPA NOSTRA 2013 – Categoria 4 – Educação, formação, sensibilização (Prémio nunca antes atribuído a Portugal), e integrado como membro no Clube internacional de Excelência ‘THE BEST IN HERITAGE’ apoiado pelo ICOM, em 2014.

Poderão aceder a fotos das ‘AÇÕES ESCOLA SOS AZULEJO dos anos anteriores aqui e, a nível internacional, em http://www.europanostra.org/awards/122/

Esperamos que esta proposta desperte a vossa vontade de participar nesta AÇÃO, que se realizará no maior número possível de Escolas, de norte a sul do país, e que constituirá um importante contributo, no futuro, para a criação do ‘Dia Nacional do Azulejo’ e para a candidatura do património azulejar português a ‘Património da Humanidade’!

 Assim, no caso de pretenderem aderir e responder afirmativamente ao presente convite para a ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2016’, enviem a vossa

‘declaração de interesse em participar na AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2016’

para:  museu.pj@pj.pt (Museu de Polícia Judiciária)

apenas com os seguintes DADOS obrigatórios:

1 – a) Designação e endereço da Escola; b) Concelho e Distrito;

2 – Nome e cargo da pessoa de contacto;

3 – Contacto de e-mail;

4 – nº previsto de professores e alunos participantes.

Em Janeiro as Escolas que tenham manifestado interesse em participar nesta AÇÃO através das referidas ‘Declarações’ serão chamadas a confirmar a sua adesão e participação.

Para quaisquer esclarecimentos adicionais contactar: museu.pj@pj.pt