Ação Escola SOS Azulejo – com caráter anual

Por motivos alheios à Coordenação do Projeto SOS Azulejo, no ano letivo 2021/2022 não haverá Ação Escola. 

Abaixo toda a informação sobre as anteriores edições da ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO’.

Esclarecimentos adicionais: museu.pj@pj.pt.


AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2021

Neste ano de 2021, apesar da pandemia, retomámos a ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO’ e contámos com a inscrição de 112 escolas e 8711 participantes, de Norte a Sul do país, em todos os graus de ensino.

Dadas as limitações a que o ensino esteve sujeito ao longo de todo o ano letivo, nem todas as escolas conseguiram terminar – e mostrar – o seu trabalho a 6 de maio, DIA NACIONAL DO AZULEJO, em exposições, inaugurações de painéis de azulejos, e outras atividades. Assim – e excecionalmente – divulgaremos os trabalhos à medida que forem chegando, até setembro 2021. De qualquer dos modos, as ações levadas a cabo pelas escolas foram, como habitualmente, fantásticas e inspiradoras. Consulte a listagem de escolas inscritas e a notícia sobre o evento, assim como divulgação de fotos, vídeos e informações sobre as atividades fantásticas que, apesar da pandemia, alunos e professores desenvolveram nesta Ação em http://www.sosazulejo.com/acao-escola-sos-azulejo-2021-no-dia-nacional-do-azulejo-apesar-da-pandemia/ .

——————————————————————————-

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2020

A ‘Ação Escola SOS Azulejo 2020’ celebrou-se no último DIA NACIONAL DO AZULEJO – 6 de maio 2020 – tendo contado com a inscrição de 140 escolas e quase 14.500 participantes, de norte a sul do país, de todos os graus de ensino e todas as faixas etárias e também com a participação da Suíça! Consulte a listagem das escolas inscritas e a notícia sobre o evento, assim como divulgação de fotos, vídeos e informações sobre as atividades fantásticas que, apesar da pandemia, alunos e professores desenvolveram nesta Ação em http://www.sosazulejo.com/?p=8458.

——————————————————————————-

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2019

A ‘Ação Escola SOS Azulejo 2019’ celebrou-se no último DIA NACIONAL DO AZULEJO  – 6 de maio 2019 –  com a colaboração de 163 escolas e quase 18.000 participantes, de norte a sul do país, de todos os graus de ensino e todas as faixas etárias. E este ano tivemos também a participação extraordinária de Moçambique! Consulte a listagem das escolas participantes e a notícia sobre o evento, assim como divulgação de fotos, vídeos e informações sobre as atividades fantásticas desenvolvidas nesta Ação em http://www.sosazulejo.com/?p=6476

——————————————————————————-

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2018

A ‘Ação Escola SOS Azulejo 2018’ celebrou, por antecipação, o 2.º DIA NACIONAL DO AZULEJO (6 de maio, proposto pelo ‘SOS Azulejo’) no dia 04.05.18, com a colaboração de mais de 100 escolas e com quase 13.500 participantes, de norte a sul do país, de todos os graus de ensino e todas as faixas etárias. Consulte a listagem das escolas participantes e a divulgação de fotos, vídeos e informações sobre as atividades desenvolvidas nesta Ação em http://www.sosazulejo.com/?p=4679

————————————————————————————

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2017

A ‘Ação Escola SOS Azulejo 2017’, celebrou, por antecipação, o 1º DIA NACIONAL DO AZULEJO (6 de maio, proposto pelo ‘SOS Azulejo’ ao Parlamento a 10.02.16) no dia 03.05.17, com a colaboração de mais de 150 escolas e 15.200 participantes, de norte a sul do país, de todos os graus de ensino e todas as faixas etárias. + info em: http://www.sosazulejo.com/?p=3065 e http://www.sosazulejo.com/?p=3051

————————————————————————————

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2016

A ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2016’  decorreu da melhor maneira de norte a sul do país a 4 de maio de 2016, envolvendo mais de 100 escolas e 9550 alunos e professores. Aceda a toda a informação AQUI. E prepare-se – para o ano há mais!

Poderão aceder a fotos das ‘AÇÕES ESCOLA SOS AZULEJO’ dos anos anteriores abaixo e, a nível internacional, em http://www.europanostra.org/awards/122/

————————————————————————————

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2015

Grande sucesso da ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2015’ a 6 de maio!

Conforme cuidadosamente planeado pelos professores de mais de 50 Escolas de norte a sul do pais, realizou-se a 6 de maio a ‘ação escola sos azulejo 2015’, com a participação de cerca de 5000 pessoas, entre alunos, professores, pais e demais membros das comunidades. (Ver lista de Escolas abaixo)

As atividades, de cariz pedagógico e lúdico, foram as mais variadas e imaginativas, e tiveram resultados maravilhosos que vão certamente deixar uma marca indelével em todos os participantes envolvidos, além de terem despertado o interesse das comunidades e da comunicação social.

MUITOS E MUITOS PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS!!!

FOI UMA ENORME FESTA E CHAMADA DE ATENÇÃO PARA A CAUSA AZULEJAR PORTUGUESA!

Para o ano repetimos e oxalá então possamos contar com um novo ‘DIA NACIONAL DO AZULEJO!

Clicando no nome das escolas poderá aceder às fotos das respetivas atividades:

Agrupamento de escolas da Mealhada

Agrupamento de escolas de Figueiró dos Vinhos

Agrupamentos escolares n.º 1 e n.º 2 de Beja

Centro Escolar de Maximinos, EB1 da Sé, EB2,3 de Real – Braga

Centro de Atividades Ocupacionais de Santana – Madeira

Centro de Estudos de Fátima

Cerciago – Santiago do Cacém

Escola Básica de S. Miguel – Agrupamento de Escolas de Infias – Vizela

Escola Básica e secundária de Arga e Lima – Lanheses – Viana do Castelo

Escolas EB D. Martim Fernandes e da Guia – Albufeira

Escola EB1 com JI Dr. Manuel Magro Machado – Agrupamento de escolas de Marvão

Escola EB2,3 de Vialonga

International Preparatory School – Bicesse

Universidade de Aveiro e Agrupamentos de Escolas de Arouca, João Afonso, José Estevão, Colégio D. José, Universidade Sénior de Esmoriz

—————————————————————————

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2014

Com o apoio do Parceiro GNR teve lugar a 7 de maio 2014, a nível nacional, a AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO. Objetivo: uma grande chamada de atenção para o carácter verdadeiramente identitário do nosso património azulejar e para a imperiosa necessidade de todos contribuírem para a sua salvaguarda e valorização, num cenário geral de grande número de furtos e incúria.

Participaram 18 Escolas com 1327 alunos e 74 professores (ver quadro).

Clicando no nome das escolas poderá aceder às fotos das respetivas atividades:

———————————————————————————–

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2011

Após autorização do Ministério da Educação e através do Parceiro ANMP (Associação Nacional dos Municípios Portugueses) foi planeada e teve lugar a 5 de Maio 2011, a nível nacional, a AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO. Objectivo: uma grande chamada de atenção para o carácter verdadeiramente identitário do nosso património azulejar e para a imperiosa necessidade de todos contribuírem para a sua salvaguarda e valorização, perante um cenário geral de grande número de furtos e incúria.
Participaram 12 Municípios (ver mapa e quadro), 32 Escolas e 2200 crianças, professores e séniores.
Foram os seguintes os 12 Municípios participantes (clicando em cada um deles poderá aceder a informação e fotos sobre as respetivas atividades):