Ação Escola SOS Azulejo – com caráter anual

‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2019’

INSCRIÇÕES ABERTAS 

Às Escolas, Agrupamentos Escolares e outras entidades com ligações/funções pedagógicas:

Porque o património azulejar português é único no mundo e a sua valorização, junto das gerações mais jovens, se torna cada vez mais importante, é com muito prazer que vimos  convidar todas as escolas a aderir à ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2019’, que se realizará, a nível nacional, no ‘DIA NACIONAL DO AZULEJO’, a 6 de maio 2019 (nos casos em que seja de todo impossível 6 de maio, poderá passar para 7 de maio).

Para tal, deverão ler cuidadosamente o ‘Convite’  e o ‘Formulário de inscrição’ e enviar-nos este último devidamente preenchido, até 15 de dezembro 2018, para: museu.pj@pj.pt. Poderão inscrever-se escolas individuais, ‘Agrupamentos escolares’,  ou outras entidades com ligações pedagógicas, conforme a conveniência.

A ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO’ tem um caráter anual desde o ano letivo 2013/14 e tem vindo a contar com cada vez maior adesão a nível nacional, em todos os graus de ensino (do pré-escolar ao universitário, incluindo o ensino especial e universidades sénior), chegando a ultrapassar 15.000 participantes em 2017. A partir de 2018 passou também a ter uma dimensão internacional, com a participação do Brasil e da Suíça.

Dado que se trata de uma ação que necessita de preparação por vezes prolongada ao longo do ano escolar, enviamos desde já o convite à inscrição, que possibilita um planeamento atempado e tranquilo dentro das atividades escolares.

Poderão aceder a toda a informação sobre as anteriores edições da ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO’ mais abaixo desta página.

Aí encontrarão listagens dos ‘Agrupamentos escolares’ e/ou escolas participantes com as respetivas fotos, filmes e também descrições das ações.

CONTAMOS COM A SUA ESCOLA PARA esta GRANDE FESTA PEDAGÓGICA A NÍVEL NACIONAL! pode acompanhar-nos no fb  https://www.facebook.com/projectososazulejo

Esclarecimentos adicionais:  museu.pj@pj.pt

———————————————————————————–

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2018

A ‘Ação Escola SOS Azulejo 2018’ celebrou, por antecipação, o 2.º DIA NACIONAL DO AZULEJO (6 de maio, proposto pelo ‘SOS Azulejo’) no dia 04.05.18, com a colaboração de mais de 100 escolas e com quase 13.500 participantes, de norte a sul do país, de todos os graus de ensino e todas as faixas etárias. Consulte a listagem das escolas participantes e a divulgação de fotos, vídeos e informações sobre as atividades desenvolvidas nesta Ação em http://www.sosazulejo.com/?p=4679

————————————————————————————

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2017

A ‘Ação Escola SOS Azulejo 2017’, celebrou, por antecipação, o 1º DIA NACIONAL DO AZULEJO (6 de maio, proposto pelo ‘SOS Azulejo’ ao Parlamento a 10.02.16) no dia 03.05.17, com a colaboração de mais de 150 escolas e 15.200 participantes, de norte a sul do país, de todos os graus de ensino e todas as faixas etárias. + info em: http://www.sosazulejo.com/?p=3065 e http://www.sosazulejo.com/?p=3051

————————————————————————————

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2016

A ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2016’  decorreu da melhor maneira de norte a sul do país a 4 de maio de 2016, envolvendo mais de 100 escolas e 9550 alunos e professores. Aceda a toda a informação AQUI. E prepare-se – para o ano há mais!

Poderão aceder a fotos das ‘AÇÕES ESCOLA SOS AZULEJO’ dos anos anteriores abaixo e, a nível internacional, em http://www.europanostra.org/awards/122/

————————————————————————————

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2015

Grande sucesso da ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2015’ a 6 de maio!

Conforme cuidadosamente planeado pelos professores de mais de 50 Escolas de norte a sul do pais, realizou-se a 6 de maio a ‘ação escola sos azulejo 2015’, com a participação de cerca de 5000 pessoas, entre alunos, professores, pais e demais membros das comunidades. (Ver lista de Escolas abaixo)

As atividades, de cariz pedagógico e lúdico, foram as mais variadas e imaginativas, e tiveram resultados maravilhosos que vão certamente deixar uma marca indelével em todos os participantes envolvidos, além de terem despertado o interesse das comunidades e da comunicação social.

MUITOS E MUITOS PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS!!!

FOI UMA ENORME FESTA E CHAMADA DE ATENÇÃO PARA A CAUSA AZULEJAR PORTUGUESA!

Para o ano repetimos e oxalá então possamos contar com um novo ‘DIA NACIONAL DO AZULEJO!

Clicando no nome das escolas poderá aceder às fotos das respetivas atividades:

Agrupamento de escolas da Mealhada

Agrupamento de escolas de Figueiró dos Vinhos

Agrupamentos escolares n.º 1 e n.º 2 de Beja

Centro Escolar de Maximinos, EB1 da Sé, EB2,3 de Real – Braga

Centro de Atividades Ocupacionais de Santana – Madeira

Centro de Estudos de Fátima

Cerciago – Santiago do Cacém

Escola Básica de S. Miguel – Agrupamento de Escolas de Infias – Vizela

Escola Básica e secundária de Arga e Lima – Lanheses – Viana do Castelo

Escolas EB D. Martim Fernandes e da Guia – Albufeira

Escola EB1 com JI Dr. Manuel Magro Machado – Agrupamento de escolas de Marvão

Escola EB2,3 de Vialonga

International Preparatory School – Bicesse

Universidade de Aveiro e Agrupamentos de Escolas de Arouca, João Afonso, José Estevão, Colégio D. José, Universidade Sénior de Esmoriz

—————————————————————————

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2014

Com o apoio do Parceiro GNR teve lugar a 7 de maio 2014, a nível nacional, a AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO. Objetivo: uma grande chamada de atenção para o carácter verdadeiramente identitário do nosso património azulejar e para a imperiosa necessidade de todos contribuírem para a sua salvaguarda e valorização, num cenário geral de grande número de furtos e incúria.

Participaram 18 Escolas com 1327 alunos e 74 professores (ver quadro).

Clicando no nome das escolas poderá aceder às fotos das respetivas atividades:

———————————————————————————–

AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2011

Após autorização do Ministério da Educação e através do Parceiro ANMP (Associação Nacional dos Municípios Portugueses) foi planeada e teve lugar a 5 de Maio 2011, a nível nacional, a AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO. Objectivo: uma grande chamada de atenção para o carácter verdadeiramente identitário do nosso património azulejar e para a imperiosa necessidade de todos contribuírem para a sua salvaguarda e valorização, perante um cenário geral de grande número de furtos e incúria.
Participaram 12 Municípios (ver mapa e quadro), 32 Escolas e 2200 crianças, professores e séniores.
Foram os seguintes os 12 Municípios participantes (clicando em cada um deles poderá aceder a informação e fotos sobre as respetivas atividades):