DIA NACIONAL DO AZULEJO E ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2019’: O MAIOR SUCESSO DE SEMPRE!

‘Ação Escola SOS Azulejo 2019’ no Agrupamento de Escolas do Montijo, com a participação do Estabelecimento Prisional do Montijo.

Com quase 18.000 participantes (13.500 no ano passado) e mais de 160 escolas (pouco mais de uma centena em 2018), a ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2019’ de 6 de maio constituiu uma extraordinária manifestação coletiva de apreço e celebração do azulejo português.

Em todos os graus de ensino – do pré-primário ao universitário, incluindo o ensino especial – e do norte a sul do país, incluindo o Brasil e uma escola de Moçambique, o DIA NACIONAL do AZULEJO de 6 de maio de 2019 foi comemorado com extraordinária alegria e enorme empenho por alunos, professores, pais e funcionários de escolas, e estas manifestações foram em grande parte vistas por um vasto público que, estamos seguros, se deixou inspirar e encantar.

Recordamos que a iniciativa anual ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO’  se realizou pela 1ª vez em 2011, no princípio de maio, e que o DIA NACIONAL DO AZULEJO, proposto pelo nosso Projeto ao Parlamento em fevereiro de 2016, foi finalmente criado em julho de 2017. O sonho inicial de oficial e formalmente os juntar aconteceu em 2018, embora em 2017 já tenha havido um ensaio (pré-publicação em Diário da República).

Através desta iniciativa anual pretende-se ‘inocular’ o gosto pelos azulejos nas gerações vindouras, para que tratem melhor do nosso património azulejar do que as gerações que os antecederam, e não temos dúvida que o gosto e entusiasmo com que as crianças e jovens participaram nesta AÇÂO são já indicadores da concretização desse objetivo.

Veja as imagens da efeméride, à medida que as formos recebendo, no FACEBOOK do ‘SOS Azulejo’ e, brevemente, abaixo, por ordem alfabética dos concelhos (escolas portuguesas) onde ocorreram, seguidas de Moçambique e Brasil.

ENORME OBRIGADA A TODAS AS ESCOLAS ADERENTES PELA SUA FANTÁSTICA PARTICIPAÇÃO !!! ENORME OBRIGADA A PROFESSORES E ALUNOS, PELO EXTRAORDINÁRIO CONTRIBUTO!!!

Ainda no âmbito de DIA NACIONAL DO AZULEJO 2019, aceitámos o convite do METRO DE LISBOA para uma ação conjunta, que consistiu numa visita guiada do grande Historiador de Arte José Meco a 5 estações. Oxalá se possam repetir e multiplicar estas visitas, pois transformam estes ‘não lugares’ (Marc Augé) em assombrosos museus de azulejaria contemporânea! Muito agradecemos ao METRO DE LISBOA este contacto que se transformou numa iniciativa que bem gostaríamos de repetir!

Resta-nos chamar a vossa atenção para todas as inúmeras iniciativas que o DIA NACIONAL DO AZULEJO  criou fora do âmbito do nosso projeto, a nível nacional: o DIA NACIONAL DO AZULEJO hoje é de todos e, como previsto, transformou-se – para nossa grande satisfação – num poderoso catalisador da salvaguarda e valorização do património azulejar português.

Abrantes

Alcobaça

Almada

Almeida

Anadia

Arouca

Aveiro

Barcelos

Beja

Bombarral

Caminha

Cascais

Celorico de Basto

Condeixa-a-Nova

Covilhã

Elvas

Figueira da Foz

Fundão

Gondomar

Guimarães

Lagoa

Lisboa

Loures

Mafra

Montijo

Oeiras

Olhão

Ourém

Paços de Ferreira

Paredes

Pombal

Porto

Santa Maria da Feira

Santana

Seia

Setúbal

Sintra

Torres Vedras

Trofa

Valongo

Vila do Conde

Vila Franca de Xira

Vila Nova de Famalicão

Vila Nova de Gaia

Viseu

PARTICIPAÇÕES ESTRANGEIRAS:

MOÇAMBIQUE