Seminário Internacional “Visões de Lisboa antes do Terramoto”

noticias_anjoO Instituto de História da Arte da FLUL, Parceiro do Projecto SOS Azulejo, convida todos os interessados a assistirem ao Seminário Internacional -Visões de Lisboa antes do Terramoto- que se realizará a 18 de Novembro, na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, Edifício ID-Sala Multiusos, Av. de Berna, 26C, 1069-061 Lisboa.

Este seminário apresenta as principais linhas de investigação do projecto PTDC/EATEAT/099160/2008, intitulado “Lisbon in Tiles before the 1755 Earthquake”, financiado no âmbito do Concurso de Projectos de I&D em todos os Domínios Científicos de 2008, promovido pela FCT. Este encontro de carácter científico pretende dar a conhecer os resultados preliminares da investigação em curso sobre o «Grande panorama de Lisboa», um painel de azulejos datável dos inícios do século XVIII que outrora decorava uma das salas do Palácio dos Condes de Tentúgal em Lisboa e que se encontra no presente à guarda do Museu Nacional do Azulejo.

A recepção da azulejaria holandesa nos finais do século XVII em Portugal, o contexto da produção do «Grande panorama» na história da azulejaria portuguesa, e a iconografia de Lisboa e a sua importância para a reconstituição da capital antes do catastrófico terramoto de 1755 serão as grandes problemáticas a abordar ao longo do dia com várias novidades importantes nestas áreas de estudo.

As várias sessões de trabalho vão contar com a participação não só de alguns membros que constituem a equipa envolvida no projecto, mas também de outros investigadores que têm colaborado activamente no desenvolvimento das pesquisas e da análise da iconografia olisiponense.