ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2019

Imagem da “Ação Escola SOS Azulejo 2018”: Escolas de Gaia Nascente.

 ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2019’ – 6 de maio

 CONVITE ÀS ESCOLAS

 data limite de inscrição: 15 novembro 2018

O património azulejar português é único no mundo e a sua valorização, junto das gerações mais jovens, torna-se imprescindível, pelo que é com muito prazer que vimos convidar as Escolas para a ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2019’, que se realizará, a nível nacional, e para todos os níveis de ensino, no dia 6 de maio de 2019, DIA NACIONAL DO AZULEJO. (O ‘Dia Nacional do Azulejo’ foi proposto pelo ‘SOS Azulejo’ ao Parlamento em 2016 e instituído por este em 2017). Nos casos em que seja de todo impossível esta data, passará para 7 de maio.

OBJETIVOS DA AÇÃO: Chamada de atenção e sensibilização para:

– A importância e caráter únicos do património azulejar português, a que importa dar continuidade;

– O atual problema da sua grave delapidação por furto, incúria e vandalismo;

– A necessidade da sua valorização, proteção e fruição por todos os portugueses.

‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO’ tem um caráter anual desde o ano letivo 2013/14 e tem vindo a contar com cada vez maior adesão a nível nacional, em todos os graus de ensino (do pré-escolar ao universitário, incluindo o ensino especial e universidades sénior), chegando a ultrapassar 15.000 participantes em 2017. A partir de 2018 passou também a ter uma dimensão internacional, com a participação do Brasil e da Suíça.

Solicitamos às Escolas interessadas que enviem os seus Boletins de inscrição (ACEDER AO BOLETIM DE INSCRIÇÃO AQUI) devidamente preenchidos para o órgão promotor e coordenador do ‘Projeto SOS Azulejo’, o Museu de Polícia Judiciária, cujo endereço de correio eletrónico é: museu.pj@pj.pt

À semelhança dos anos anteriores, a ‘AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2019’ consistirá em trabalhos pedagógicos e lúdicos, artesanais e/ou de divulgação efetuados pelos alunos sob orientação dos professores, ligados ao tema do Património Azulejar Português (cf. objetivos supra). Os trabalhos escolares podem assumir as mais diversas formas: a única condição de participação nesta AÇÃO consiste na ligação ao tema da azulejaria portuguesa. É aconselhável, mas não obrigatório, que (parte d)os trabalhos decorram fora da escola, num local de grande visibilidade pública. Estas ‘AÇÕES’ de dia 6 de maio deverão ser fotografadas ou filmadas.

Uma seleção no máximo de 10 fotos e/ou filme(s) (por escola) deverá ser-nos enviada por endereço eletrónico acompanhada de uma ‘Autorização de divulgação’, sendo depois divulgada a nível nacional pelo ‘SOS Azulejo’  e pelos órgãos de comunicação social.

Pode aceder a informação e fotos relativas às AÇÕES dos anos anteriores em: http://www.sosazulejo.com/?p=584